segunda-feira, 18 de julho de 2011

Colar divisória - pap

Pap - Como forrar as divisórias

Depois de um longo período sem postar paps aqui, hoje trago para vocês um passo-a-passo fresquinho que acabei de fazer! =)
Estou fazendo uma caixa para chás que será minha e em meio a tantas dúvidas, resolvi fazer parte forrada  com tecido e parte em pátina. Acho que comentei aqui já sobre ela, e na ocasião havia decidido fazer com guardanapo, mas mudei de idéia. 
Enquanto vou pintando as partes da caixa em branco, para adiantar já forrei as divisórias internas. E fotografei tudo para compartilhar com vocês.
Vamos as fotos e ao pap:


Comece dando uma demão de base nas placas e lixando. Depois marque com um lápis a continuação do vão da divisória, faça isso em todas e nos 2 lados.
Nas divisórias, há sempre as peças que ficam com o vão para cima e outras com o vão para baixo (quando estão montadas). Separe as que ficam com o vão para cima, vamos começar por elas.


Recorte um retângulo de tecido, que dê para forrar os 2 lados. Nessa divisória precisei de 2 retângulos. Calcule sempre o tecido com sobra, para não faltar.


Passe cola de um lado. Ao colocar o tecido, coloque ele primeiro bem rente ao vão e ao seu risco com lápis (o tecido deve estar recortado bem reto). Assente o tecido com a mão, sem puxar, para não deformar a estampa.


Com o pincel quase seco, passe cola nas quinas onde sobrou tecido. Somente nas quinas, não deixe a cola subir na peça, senão mancha o tecido.


Passe cola no alto da peça e no outro lado. Assente novamente primeiro a parte que fica perto do vão e depois o resto. Se o tecido não estiver bem recortado, pode enrugar no alto da divisória, tome cuidado.


Repita sempre o processo de passar cola nas quinas que sobraram tecido.
Faça o mesmo na outra parte da divisória.


Depois que a cola das quinas tiver secado, use uma lixa de unha para retirar todo o excesso de tecido, e a peça ficar com o acabamento perfeito.


Repita tudo em todas as divisórias que ficam com o vão para cima.


Agora vamos a divisória que fica com o vão para baixo.
Recorte o tecido do tamanho da divisória, contando os 2 lados.
Passe cola no alto da placa e cole no meio do tecido (calcule bem para não faltar em nenhum dos lados).


Risque com um lápis no tecido, toda a extensão do vão e recorte até em cima.


Cole um lado, e depois o outro. Lembrando de começar pela parte que fica no vão. E repita o processo de passar cola nas quinas e lixar.


E pronto! É só encaixar as partes e voilá!!
Essa é a divisória da minha caixa, notem que ela fica 100% forrada, inclusive em cima.

Volto depois para mostrar a caixa pronta... Ainda não terminei.

Um comentário:

  1. Patrícia, você me ajudou demaaaaais com esse PAP. Está super bem explicado. Muito obrigada e que Jesus te abençoe muito!!!
    Caroline - BH

    ResponderExcluir