(Com Pat e Eli, do Rainhas da Costura, vai lá aprender a costurar ao vivo.)
Costureiras novatas do meu Brasil, quem nunca passou por isso ?
Você senta para costurar toda feliz e contente. Pisa no pedal e o ponto ‘parece’ que ficou ok porque a parte de cima, visível, tá linda. Mas na hora que vira o tecido do avesso, pânico: a linha criou vida própria e ficou toda solta, ou pior, embolada na parte de trás. Frustração e ira ….Além de um mega desperdício de material.
A Pat, do Rainhas da Costura, compartilhou uma regra boa para descobrir onde está o erro. Assim ó:
Sempre que a linha fica solta ou embolada só na parte de trás do tecido, o problema provavelmente é na passagem da linha na parte de cima da máquina.
No caso acima o ponto todo frouxão porque ela propositalmente esqueceu de passar a linha por aquele bracinho de metal sobe e desce (veja onde ela aponta com o dedo na foto). Então fica a dica, se a costura estiver toda problemática e embolada só no verso, cheque se cumpriu todo o caminho da linha na parte superior máquina.
Se o ponto não embola mas fica todo solto, desmanchando, geralmente o problema é a linha da bobina, que foi mal passada. Veja se não esqueceu de enganchar o o fio naqueles dois dentinhos da caixa. Isso é um vacilo bem comum das costureiras de primeira viagem.
Calma que os problemas não acabaram ainda. Também pode acontecer do ponto ficar aparentemente ruim e repuxado tanto atrás como na frente, vejam as fotos seguintes:
O que aconteceu aqui é que tentamos costurar um tecido fino com a máquina ajustada numa tensão muito apertada.
O botão que regula a tensão é este, que fica na frente de todas as máquinas de costura mais próximo ao encaixe da agulha. Nas máquinas domésticas, ele geralmente cobre uma mola que puxa o fio e dá a tensão do ponto. Já nas industriais a mola fica bem visível, como na foto acima.
Ajustamos a tensão e fomos testando em um retalhinho até chegar numa tensão ideal.
Resumo da ópera. Se seu ponto sair todo esquisito, embolado, repuxado, cheque direitinho a passagem de linha antes de estressar e pensar em levar a máquina na assistência técnica. Na grande maioria dos casos o problema não é a máquina e sim um simples fio que voce deixou fora do caminho.
Mas fiquem tranquilas que costura é aquele tipo de coisa que a prática leva sim à perfeição. Quando estiverem acostumadas a pilotar a suas máquinas da pra saber, só de ouvir um barulho estranho, em qual parte a linha foi mal passada.
Ajuste a passagem da linha com atenção e força no pedal :)
Adorei as dicas! Vão me ajudar muito! Obrigada pro compartilhar!
ResponderExcluir