sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Docinhos modelados

Docinhos modelados para a festa das bruxinhas – dicas de precisão

A menos de dois meses da data da festa, resolvi preparar os docinhos modelados e congelá-los. Estou tentando adiantar todos os meus preparativos pois precisarei viajar por uns dias.
docinhos modelados - festa das bruxas
Aproveito o post de hoje para compartilhar certas dicas que estou descobrindo na prática. Como eu já disse antes, nunca fiz curso de confeitaria, nem pretendo. Meus conhecimentos me servem até onde preciso deles. Não penso em viver profissionalmente dos meus hobbies. Aprofundar-me profissionalmente em qualquer deles lhes tiraria a característica de lazer. Por enquanto, a diversão está em fazer algo que me agrada, sem compromisso, sem pressão, sem cobranças. Só prazer!
Essa minha falta de vontade de me aprimorar tecnicamente não quer dizer que eu não me aperfeiçoe na prática. Ao contrário. A cada nova experiência eu vou descobrindo macetes novos e me pergunto: como é que eu nunca pensei nisso antes? Talvez esses fossem os primeiros ensinamentos de uma aula… vai saber? Bem, no meu caso, ser autodidata tem um preço: aprender com meus erros.
Dessa vez, eu consegui uma façanha: a massa rendeu exatamente 60 docinhos, 20 de cada modelo, e não sobrou um restinho de massa sequer para contar a história. Nenhum desperdício! Sabe por quê? Vou contar meu segredinho.
Minhas dicas para uma modelagem rápida e eficiente são: use sempre o leite em pó instantâneo, açúcar de confeiteiro e corantes, só em gel.
Segredos de precisão
1. Pesar a massa
Depois da massa pronta, eu a pesei numa balança. Rendeu exatamente 1,1kg. Dividi a massa em três partes iguais, pois pretendia fazer três modelos de doces. Conservei duas partes fechadas num depósito plástico, enquanto trabalhava a primeira parte. (A massa resseca ao ar livre e tende a endurecer, por isso deve sempre ser mantida fechada, enquanto não manuseada).
2. Usar colheres medidoras para os docinhos
Para manter cada docinho no mesmo tamanho e proporção, usei colheres medidoras.
Antes de mostrar o passo a passo dos docinhos modelados, é preciso que se diga que eu me inspirei num modelo que encontrei na internet. Pesquisei várias imagens e escolhi a mais bonitinha e simples de reproduzir.
Tentei imitar uma foto que vi no site: http://dragonflydoces.co.nr/. Não ficaram exatamente iguais, mas estão muito parecidos.
Sapinho

  1. Tinja a massa de verde, usando corante alimentício em gel.
  2. Separe pedaços usando 1 colher de chá e 1/2 colher de chá
  3. Com o pedaço que estava na colher de chá, faça bolinhas
  4. Com o pedaço que estava na 1/2 colher de chá, faça uma minhoquinha, medindo mais ou menos uns 5 dedos de comprimento
  5. Dobre a minhoquinha ao meio e divida em duas partes
  6. Dobre cada parte dessas, formando a perna do sapo e corte os dedos usando uma esteca.
  7. Forme bolinhas verdes pequenas, com um pedacinho de massa
  8. Afunde as bolinhas verdes com um boleador 
  9. Acrescente bolinhas brancas menores dentro das verdes e, por cima delas, uma bolinha menor ainda preta
  10. Una as pernas ao corpo do sapo, não precisa colar, apenas apertar um pouquinho
  11. Coloque cada olho sobre a cabeça do sapo, pressionando levemente
  12. Faça o desenho da boca, com uma esteca
 docinho modelado-sapinhodocinho modelado-sapinho1docinho modelado-sapinho2
 Abóbora
    
  1. Reserve um pedaço pequeno da massa para tingir de verde. tinja o restante de laranja.
  2. Divida a massa em 20 bolinhas, usando 1/2 colher de sopa como referência. 
  3. Afunde o centro de cada bolinha com um boleador
  4. Com uma esteca, marque cada gomo da abóbora, partindo do centro, até completar a esfera
  5. Use um cortador para moldar a folha da abóbora – use apenas a metade do molde
  6. Posicione a folha pressionando levemente a abóbora com o dedo indicador – não precisa usar qualquer tipo de cola
  7. Faça um cabinho com a massa vede e coloque-o no buraco do centro
  8. Se sobrar massa verde, faça pequenos espirais e coloque-os sobre a folha de suas abóboras.
docinho modelado-abóboradocinho modelado-abóbora2
 Chapéu de bruxa
 
  1. Tinja a massa de roxo
  2. Meça pedaços usando 1/2 colher de sopa
  3. Faça bolinhas com cada pedaço desses
  4. Afunile sua bolinha, transformando-a numa coxinha
  5. Corte a base da coxinha (cone do chapéu) e acrescente mais um pedacinho de massa, estire a massa que sobrou e corte um círculo, usando cortador
  6. Achate esse círculo para que ele caiba sobre o cone do chapéu
  7. Faça minhoquinhas de massa verde e envolva o cone
  8. Faça a fivela com um pedacinho de massa laranja e um pinguinho de massa preta
 docinho modelado-chapéu de bruxadocinho modelado-chapéu de bruxa2
Farei apenas esses 60 docinhos modelados, para decorar a mesa principal. Já causarão um belo efeito nas fotos. Esses aí já estão devidamente congelados, seguindo as instruções que dei nos posts anteriores.
Na sexta-feira que vem, vou mostrar outro doce que estou pensando em servir na festa, graças a uma dica que recebi da Deise, da Doce Maria! Estou amando receber os e-mails de vocês com palpites e sugestões para a festinha da Maricota. Obrigada pela lembrança e pelo carinho!
Claudinha
___http://www.blogfeitoamao.com/2011/09/docinhos-modelados-para-a-festa-das-bruxinhas-dicas-de-preciso.html?pfstyle=wp

Nenhum comentário:

Postar um comentário