quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Plano de Negócio




 Um Plano de Negócios é um documento escrito preparado pelo artesão, descrevendo os objetivos do negócio e os passos necessários à sua realização. É também um plano de ação que orientará sua atividade de artesão.
Qual a principal função do Plano de negócio?
    É obrigá-lo a organizar as idéias sobre a viabilidade de negócio. Levando-o à preparação de um documento por escrito, através da descrição das informações fundamentais para o início e operação de um negócio. Ele substitui as opiniões subjetivas por números e lógica documentada
Em que consiste um Plano de Negócios?
  Não há um Plano de Negócios geral que atenda a todos tipos de atividades de artesão. Cada negócio conta com seu próprio conjunto de fatores e condições que é único. Por exemplo, ao se iniciar um negócio não há um histórico financeiro; assim, nenhuma de suas projeções financeiras pode ser baseada em vendas, lucros passados, etc. Além disso, se você coloca uma pequena indústria artesanal, que produz em série, com alguns empregados, deve ter um Plano de Negócios diferente de um artesão escultor que produz as peças em casa.
Qualquer pessoa, sem grandes conhecimentos, pode montar um Plano de Negócio?
    Sim, qualquer pessoa tem condições de montar uma idéia sob a forma de Plano, mas colocá-la num papel implica compromisso, pesquisa e muito trabalho duro. Se seu plano não for coerente no papel, certamente não funcionará na prática. Ao escrever um Plano de Negócios, você está tendo uma oportunidade única para pensar cuidadosamente sobre todos os detalhes do negócio antes de gastar seu dinheiro em idéias incompletas ou pressentimentos.
Depois de pronto, para que me serve o Plano de Negócio?
  Uma vez concluído, há uma série de aplicações em potencial para seu Plano de Negócios:

  Primeiramente, é um poderoso documento na busca de financiamento. Microcrédito, por exemplo. Como regra geral, quanto mais dinheiro você solicitar, mais detalhado deverá ser seu Plano de Negócios.

  Uma segunda aplicação importante de seu Plano de Negócio é ser um plano operacional que orientará a condução do seu negócio.

  A terceira aplicação consiste em provar a viabilidade de sua idéia empresarial. Se sua idéia merece seu tempo e seu dinheiro, pesquisar e escrever um Plano de Negócios é uma forma excelente de testar suas idéias. Testará também sua motivação para abrir o negócio. Se você não considera atrativa a idéia de escrever um Plano de Negócios, é possível que não queira de fato entrar num negócio ou que deseja não ir adiante com seu empreendimento.
 
  O GERANEGOCIO disponibilizará para você dois modelos de Plano de Negócio: o primeiro simplificado, abaixo discriminado, mais adequado para um artesão que trabalha em casa produzindo suas peças individualmente; o segundo, genérico, mais detalhado, que você poderá acessar clicando aqui.
Nota: Aqui você deve explicar o objetivo do seu plano. A atividade que você pretende exercer, quais os conhecimentos que você possui para exercê-la.

  Exemplo: Nos últimos anos tenho fabricado bijuteria para amigos. Recentemente fiz um curso e desenvolvi uma linhaNota: Aqui você deve explicar o objetivo do seu plano. A atividade que você pretende exercer, quais os conhecimentos que você possui para exercê-laos anos tenho fabricado bijuteria para amigos. Recentemente fiz um curso e desenvolvi uma linha bem diferente de produtos que está tendo uma grande aceitação entre meus amigos. Resolvi me profissionalizar como artesão, fabricar e vender esta linha de produtos no mercado. b
 Qual a atividade artesanal que você pretende exercer?
  Nota: Aqui você deve explicar o objetivo do seu plano. A atividade que você pretende exercer, quais os conhecimentos que você possui para exercê-la.

  Exemplo: Nos últimos anos tenho fabricado bijuteria para amigos. Recentemente fiz um curso e desenvolvi uma linha bem diferente de produtos que está tendo uma grande aceitação entre meus amigos. Resolvi me profissionalizar como artesão, fabricar e vender esta linha de produtos no mercado.


2. Quais os produtos que pretende fabricar?
  Nota: Aqui você deverá descrever os produtos que pretende fabricar.

  Exemplo: pretendo fabricar bijuteria numa linha bastante diferente de brincos, colares e pulseiras.



3. Quem são os seus clientes?
  Descreva os clientes, onde eles se encontram e como você vai chegar neles.

  Exemplo: os clientes são os turistas que visitam minha cidade para quem vou vender através de uma barraca numa feira de artesanato e nas portas dos hotéis. Pretendo, também, fazer algumas vendas ao pessoal local, visitando algumas empresas onde tenho acesso.



4. Quem são os seus concorrentes?
  Aqui você vai descrever os concorrentes que fabricam produtos semilares ao seu e que vendem na mesma área que você pretende vender. Você precisa fazer uma pesquisa dos produtos que eles fabricam, os preços que praticam, para ver se você tem condição de competir com eles em termos de quantidade, qualidade, diversidade e preços.

  Exemplo: as minhas bijuterias são bem diferentes das demais vendidas na feira de artesanato que vou trabalhar e posso praticar preço melhor que meus concorrentes, etc, etc...



5. Quem são os seus fornecedores?
  Aqui você listará onde vai encontrar a matéria-prima para fabricar os seus produtos.

  Exemplo: para fabricar minhas bijuterias obtive uma listagem de fornecedores na página azul doGERANEGOCIO e contatei alguns que fornecem produtos a preços mais em conta que os praticados no mercado da minha cidade





6. Onde pretendo instalar o meu negócio?
  Aqui você vai descrever onde pretende instalar o seu negócio

Exemplo: disponho de um quarto em minha casa onde pretendo instalar minha fábrica de bijuteria.





7. Como pretende promover os produtos?
  Aqui você vai descrever os mecanismos de marketing que vai utilizar para vender os seus produtos.

  Exemplo: divulgação boca-a-boca; distribuição de folhetos na entrada dos hotéis e na entrada da feira de artesanato, etc.



8. Quantas unidades você vai produzir e vender por mês? Qual será o seu custo fixo? Qual será o seu custo variável? Qual será o seu capital de giro?
  Aqui você vai definir a quantidade de produtos que vai fabricar por mês, custo fixo (algum auxiliar, por exemplo. Capital de giro: quantidade de recursos que você precisará para comprar matéria prima, embalagem e pagar os seus custos fixos pro um período de tempo (recursos para três meses de produção é um bom capital de giro para um artesão).

EXEMPLO


CUSTO DE PRODUÇÃO
DiscriminaçãoCustoQtdeTotal
Colar simples0,40301120,40
Colar luxo0,6015090,00
Brinco simples0,80425340,00
Brinco luxo0,95220209,00
Pulseira simples0,40300120,00
Pulseira luxo0,60201120,60
TOTAL15971000,00

PARA PREENCHER 

CUSTO DE PRODUÇÃO
DiscriminaçãoCustoQtdeTotal
TOTAL


9. Qual o investimento fixo que você precisa para montar o negócio?
  Aqui você vai preencher a tabela definindo as obras, máquinas, equipamentos, móveis e utensílios necessários à montagem do seu negócio.

EXEMPLO


INVESTIMENTO FIXO
DiscriminaçãoQtdeCustoTotal
Máquina de Costura1700,00700,00
Bancada de Montagem1400,00400,00
Armário p/ Gavetinha1200,00200,00
Armário de ponta chata3100,00300,00
Alicate de ponta redonda3100,00300,00
Máquina de Calcular150,0050,00
Balança de precisão2100,00200,00
Mesa1100,00100,00
Cadeira350,00150,00
Expositores prateleira1100,00100,00
TOTAL2.500,00

PARA PREENCHER 

INVESTIMENTO FIXO
DiscriminaçãoQtdeCustoTotal
TOTAL


10. Qual a receita em relação à produção que foi estabelecida?
  Aqui você vai definir em função de uma pesquisa de mercado o preço unitário de venda para cada um dos produtos previstos para fabricação. Em função das quantidades estabelecidas no item 8 e os preços definidos, preencha a tabela e chegue a receita mensal que será auferida.


EXEMPLO

PREÇOS DE VENDA
DiscriminaçãoPreçoQtdeTotal
Colar simples0,80300240,00
Colar luxo1,20150180,00
Brinco simples1,60400640,00
Brinco luxo1,90200380,00
Pulseira simples0,80400320,00
Pulseira luxo1,20200240,00
TOTAL16502.000,00

PARA PREENCHER 

PREÇOS DE VENDA
DiscriminaçãoPreçoQtdeTotal
TOTAL
11. Quanto tempo vou levar para ter o retorno do meu investimento?
  Aqui você vai calcular quanto tempo você vai levar para ter o retorno do investimento feito

EXEMPLO


CUSTO DE PRODUÇÃO
ITEMDescriçãoValores
1Investimento fixo2500,00
2Capital de giro3000,00
3Subtotal5500,00
4Outros custos500,00
5Subtotal6000,00
6Receita mensal2000,00
7Despesa mensal1000,00
8Subtotal1000,00
9Taxa de retorno (meses)6
Taxa de retorno=total do investimento (investimento fixo + capital de giro-três meses) / lucro no mês (receita-despesas)

PARA PREENCHER 

CUSTO DE PRODUÇÃO
ITEMDescriçãoValores
1Investimento fixo
2Capital de giro
3Subtotal
4Outros custos
5Subtotal
6Receita mensal
7Despesa mensal
8Subtotal
9Taxa de retorno (meses)

Nenhum comentário:

Postar um comentário