quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O artesão precisa necessariamente ser um empreendedor?

-O artesão precisa necessariamente ser um empreendedor?
Para respondermos esta questão precisamos, inicialmente, identificar como se originam os artesãos. Como uma pessoa é levada a ser um artesão?

Tradição

  A arte e/ou ofício é passada por descendência ou dentro de uma comunidade, através do tempo - rendeiras, escultura em barro e madeira,etc
Talento

  Sem uma explicação muito objetiva, de maneira mais ou menos casual, sozinho ou com ajuda de outras pessoas, muitas vezes sem vínculo a nenhuma tradição local, é despertado no indivíduo o dom do artesão-artista ou artesão-artesão.
Necessidade de sobrevivência

   Na busca da sobrevivência o cidadão, aprende uma técnica ou um ofício de artesão que têm demanda de mercado e passa a fabricar e vender os produtos
Terapia ocupacional

   Aposentados, domésticas, etc, buscam no artesanato uma forma de ocupação do tempo, aprendendo uma técnica, ofício ou arte, com ou sem fim comercial.

  Logicamente que as manifestações não aparecem de forma estanque, estamos falando em termos de predominância: a transferência por tradição não pode ocorrer se o indivíduo não possuir algum talento; nenhum ofício artesanal pode ser aprendido se o indivíduo não possuir ou adquirir alguma habilidade manual.

  Portanto, precisam ser dotados de características empreendedoras os artesãos que precisam sobreviver, obter o sustento da família, através de sua arte ou ofício.

 -Quais são as características do artesão empreendedor?
  Genericamente, podemos chamar de empreendedor o indivíduo com forte predisposição pessoal para definir o seu próprio destino, com certo grau de intuição na identificação de oportunidades de negócios, capaz de correr riscos calculados, persistente, visão positiva do futuro, capaz de enfrentar pressões e fatores adversos.

  Porém o artesão que tira o sustento do seu trabalho tem características especiais denotado pela forte presença do artista, pela livre criação manual, executando, normalmente sozinho, todas as etapas do processo de produção, divulgação, distribuição e comercialização do que produz.

  Para obtermos uma melhor compreensão do artesão empreendedor vamos recorrer aos quatro papéis essenciais do processo criativo de Von Oech (vide artigo do Porfessor Luciano Castelo)

  Segundo Vonn Oech o processo criativo consiste em desempenhar quatro papéis diferentes: explorador; artista, juiz e guerreiro

  O artesão exerce o papel de explorador quando pesquisa os materiais necessários para desenvolver suas idéias

  O papel de artista quando transforma os materiais pesquisados em objetos de arte, implemento, utensílio, adorno, etc.

  O papel de Juiz durante e após o processo de criação, quando avalia e pesa criticamente a qualidade, beleza, funcionalidade e a viabilidade de comercialização do que foi ou está produzindo.

  O papel de guerreiro quando exerce o trabalho de forma sistemática produzindo dezenas de peças e quando vai ao mercado comercializar o trabalho produzido.

  Observa-se que a marca registrada do artesão é um grande amor a sua arte, uma forte carga de emoção no que faz, priorizando os papéis de pesquisador e artista em detrimento dos papéis de juiz e guerreiro, como simbolizado no gráfico abaixo. Residem aí as grandes dificuldades dos artesãos que desejam sobreviver de sua arte: produzir o que o mercado consumidor deseja e nos padrões de qualidade que ele deseja; encontrar os mecanismos de colocação da sua produção e buscar através do associativismo as parcerias necessárias à colocação dessa produção.



  O GERANEGOCIO, prioritariamente, apoiará o artesão no desenvolvimento do lado juiz e guerreiro (o que produzir, como e onde comercializar, a informação e a gestão do negócio). Informará, também, onde o artesão encontrará, dentro e fora da Internet: o crédito, qualificação, consultoria, etc.

  Você sente que tem o que é necessário para ser bem sucedido como artesão empreendedor? Experiência, desejo, conhecimento e sorte são características que podem determinar o sucesso ou fracasso do artesão que busca sobreviver do seu trabalho. Como não existe uma fórmula mágica para ser bem sucedido, faça um testepara conhecer seus pontos fortes, fracos, enfim ter uma idéia da sua capacidade empreendedora.

http://www.geranegocio.com.br/html/arte/p2.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário