sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Carteira dobrável com molde e PAP em Português

http://www.criarcomtecidos.com.br/2011/09/carteira-dobravel-com-molde-e-pap-em.html


Este tutorial está em Português e ricamente ilustrado, é o PAP de uma carteira dobrável de tecido muito bonita e que já foi postada aqui no Blog  mas sem muitos detalhes de como fazer. Pode ser também em couro, viu? Fica linda!
dobra26

bolsinhadobrada
     Clique nas imagens para aumentá-las
Moldes: Clique sobre as imagens para ampliá-las e  salve em seu computador. Poderá ampliar se quiser fazer carteiras maiores.
carteiradobravel
carteiradobravel2





dobra1
1- Cortar entretela colante duas vezes para cada molde, conforme se vê acima.
dobra2
2 - Observe que no avesso a entretela foi colada deixando o espaço para costura.
dobra3
3 - Observe as estampas dos tecidos. Para as abas, o mesmo tecido dos ovais qua farão o lado externo da carteira. Vamos trabalhar com essas abas. Separe-as
dobra4
4 - Una as duas abas, direito com direito para fechá-las, veja as imagens abaixo:
dobra5
5 - Una as duas partes, obedecendo ao desenho das abas, picote as partes curvas para virar sem embolar o tecido.

dobra6
dobra8





6 - Vire para o lado direito e faça uma costura em todo o contorno da aba.
dobra9
7 - Coloque  o tecido oval maior da mesma padronagem da aba com o lado direito para cima e sobre ele, na lateral reta superior coloque a aba com a parte curva para dentro e a parte reta encostando na beirada superior, conforme a foto. Passe uma costura apnas para segurar essa aba
dobra10
8 - Sobre a parte oval e a aba costurada coloque o tecido do forro interno, neste caso o debolas, direito com direito do tecido floral.
dobra11
9 - Costure ao redor para prender os tecidos, deixando uns 8 centímetros sem costurar para virar para o lado direito. Picote as partes curvas.

dobra12
10 - Vire para o lado direito, trazendo também a aba para fora e passe uma costura ao redor do trabalho, aproveitando para fechar a abertura deixada para virar para o direito.
dobra13
11 - Mantenha o seu trabalho com o lado do avesso para cima (avesso=lado interno da carteira)
dobra14
dobra15





12 - Hora de trabalhar com os pedaços menores: Una os dois, direito com direito do tecido, conforme imagens

dobra16
dobra17







13 - Costure ao redor deixando uns 6 cm sem costurar para virar do lado direito. Picote as curvas com a tesoura. Vire para o direito e faça uma costura ao redor, fechando tamb´m a que ficou aberta para desvirar.

dobra1814 - Esta imagem é importante pois define a montagem da carteira. Pegue a peça maior costurada e deixada com o avesso para cima no passo 10 e sobre ela coloque o molde para fazer as marcações das linhas dos molde. Observe na foto que a parte que se sobrepõe deve combinar com uma das marcas da peça de base. Faça exatamente, no mesmo sentido que se vê na imagem. O lado arredondado do pedaço sobreposto  deve ficar sobre a aba e o lado reto deverá estar alinhado com a extremidade reta da base. Com uma caneta marcadora, passe um traço reto na peça sobreposta exatamente onde esta encontra a linha marcada na peça de base.
15 – Passe uma costura nessa linha traçada:
dobra19
16 – Veja como vai ficar:
dobra20Desta parte em diante, a montagem da carteira vai obedecer certas dobras marcadas anteriormente e estará feita com outro tecido, mas se trata do mesmo tutorial, ok?
dobra21
17 - Observe que na linha pontilhada no meio foi onde se costurou no passo anterior e as linhas sólidas pretas representam as dobras que deverão estar marcadas na peça de base. Você poderá vincar com um vincador, com a unha ou do jeito que achar mais simples.
dobra22
18 – Levante a parte de baixo do pedaço que  foi costurado ao meio sobre a peça base. Ao levantar, encaixe sua lateral esquerda na dobra que irá fazer com a linha mais próxima desse pedaço. Dê um “beliscão” para segurar essa parte do tecido entre os dedos, usando a linha como guia. Prenda com alfinete.
dobra23
19 – Levante a outra parte do tecido que não foi costurada e que se encontra sobre a aba da peça base e faça o mesmo que fez no passo anterior: usando a linha como guia, dê um beliscão no tecido, formando uma dobra na qual se encaixará essa parte do tecido. Prenda com alfinete. A imagem explica com clareza como fazer.
dobra24
dobra25





20 – Faça a mesma coisa do outro lado da bolsinha. Amplie as imagens, clicando sobre elas,  e veja como ficou. Prenda com rebites próprios as partes com alfinetes.
dobra26 dobra27




Finalizar com botões e fechos bem bonitos.
Fonte desse trabalho: encontra-se registrada nas fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário