quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Pano Assado

Pano assado é uma técnica de tingimento que geralmente usa pigmentos naturais provenientes de folhas, cascas, chá.

Vou explicar ligeiramente, pois foi a Di quem me ensinou:

- Primeiro "cozinha" um pano branco ou cru, em uma panela grande, com um ou mais desses ingredientes naturais, de acordo com a cor escolhida; demora mais ou menos uma meia hora esse primeiro momento.

- Depois, espera o pano esfriar, tira o excesso da água e abre o tecido em uma forma de alumínio ou vidro. Leva ao forno, em temperatura branda, deixando a porta do forno um pouco aberta. Fica olhando de vez em quando pra ver se o pano já secou. Ao secar é que se percebe os efeitos da cor escolhida no pano.

- Retira do forno e faz um desenho no pano, usando giz de cera (tem um que é próprio ora tecido, mas do comum tb serve).

- Passa ferro usando um papel (tipo aquele de seda);

- O papel fica sobre o desenho e o ferro deve ser passado assim até que se consiga retirar tipo a gordura do giz - enquanto o papel ficar manchado (uma mancha transparente), continua passando o ferro. Não use o ferro diretamente sobre o tecido ou sobre o desenho - o papel serve pra isso, pra retirar o excesso do giz e fixar definitivamente o desenho no pano!!!

Eu particularmente acho incrível essa técnica!!!! O efeito é surpreendente!!!
Aqui tem um exemplo no álbum da Di:
www.flickr.com/photos/divania_nogueira/2998549503/

2 comentários:

  1. Boa tarde! Tudo bem? Gostei mto do seu blog! Já estou seguindo! Morei em Campinas por 4 anos,amoooo essa cidade! sempre q posso visito!deixei muitos amigos.
    Tenha uma semana abençoada,repleta de realizações!!Bjsss.

    ResponderExcluir