IMG_3764-1
Hoje estreamos nosso tão esperado especial de dicas de costura básica.  O nome?“Perdendo o Medo da Máquina”!   A ideia é mostrar dicas para costureiras de primeira viagem, que até já sabem o basicão mas ainda precisam de uma mãozinha para explorar o mundo da costura com mais emoção.
Quem pilota a máquina é a  Pat Casan, do Rainhas da Costura. Além dar aulas no ateliê do Rainhas e tirar o medo de máquina das alunas em pessoa ela também vai colaborar no nosso especial virtual. Aula de costura online e offline tá usando muito.
Para começar o especial vamos mostrar como se faz efeito franzido em tecido, um pedido antigo de várias leitoras.
Todas à postos? Máquinas ligadas ? Pés (leves) no pedal? Então vamos lá franzir tecido juntas!
Como franzir
1. Posicione o pé calcador da máquina no ponto exato onde você quer começar a franzir. Vamos usar um ponto reto largo (#5) e a ideia neste caso é fazer uma linha de costura reta em toda a largura do nosso retalho.
2. Dar uns pontinhos de retrocesso no início é fundamental. Como ? Faça uns 3 pontos para frente e depois, com o botão de retrocesso, volte uns pontos para trás, passando por cima da costura anterior.  Isso é básico dos básicos e vai ‘travar’ os pontos no início da costura. Depois continue costurando em linha reta até chegar na largura que você quer.
Como franzir
3. Importantíssimo! Terminada a costura em linha reta, NÃO faça o retrocesso no final desta vez.
4. Corte a linha deixando um bom pedaço do fio sobrando – você vai entender o porquê daqui  apouco.
Como franzir
5. Hora de costurar a segunda linha. Repita o processo costurando uma segunda linha posicionada bem paralela à primeira. Neste caso, deixamos a largura do pé calcador como distância entre as duas.
6. Enrole nos dedos as duas pontas dos fios que sobraram de um dos lados do tecido. Vá puxando bem devagar. Vale puxar pelos dois fios da frente ou pelos dois do verso, isso não faz diferença  no resultado final.  O segredo é sempre puxar os dois fios juntos e com muita calma nesta hora. Puxe muito amor como diz a Pat. Vá distribuindo o franzido para que ele fique uniforme na largura do tecido.
Como franzir
A foto aí em cima dá uma ideia do resultado final. Escolhemos uma cor de linha escura para mostrar aqui mas se  vocês usarem linha na cor do tecido os pontos ficam bem discretos.
Deu pra pegar? Se não deu a gente ainda preparou um video mostrando todo o processo. Assim não tem desculpa para não aprender de vez e sair franzindo todo tecido que achar na frente.
E  por último, a Pat avisa que existe  uma conta para fazer o franzido:
“Para um franzido legal use a largura necessária da peça + meia largura (e franzir a partir daí)
Isso é, se o molde da saia tem 60 cm de largura, precisamos usar 90 cm de tecido no total para que o franzido apareça.
Se quiser um franzidããão bonito, use o dobro da medida necessária. Mas vale lembrar que uma saia franzida demais, em tecido encorpado, cria volume. Então se você não quiser que a peça fique armada, procure um tecido bem fininho e com caimento, para evitar aquele volumão no quadril :). ”
Existe uma outra maneira de franzir tecido,  usando um  fio de lastex. Mas isso vai ser o assunto da próxima semana,ok ?
E se você nem máquina tem mas ficou com vontade, eu recomendo uma lida neste post fresquinho da Tofu Studio . Tem opiniões (de heavy user) e dicas sobre vários modelos.
Aceitamos sugestões para os próximos posts do especial. Qual o macete de costura que ainda te tira o sono e te faz apelar para a Nossa Senhora da Tesourinha de Garça ?  Conta pra nós.