tela_video_costura_2-1
Chegou a hora de encarar o temido viés. Sei que muita gente estava esperando este post, então vamos direto ao que interessa. Quem nos ajuda a mostrar desta vez é aEli que, junto com a Pat, ensina iniciantes a perderem o medo da máquina ao vivo e a cores no ateliê do Rainhas da Costura #vailá.
A colocação do viés é  basicamente feita em duas costuras, uma do lado avesso e uma do lado direito do tecido.
Desktop27-1
Primeiro, posicione  a fita de viés aberta a aproximadamente 0.5 com da borda, do lado avesso do tecido. Use alfinetes para segurar o viés no lugar, se achar necessário. Passe costura reta  na dobra do viés aberto, como mostra a foto acima. Não esqueça de dar alguns pontos de retrocesso no início e no final da costura.
Desktop28
Terminada a costura no lado avesso, vire a peça para o lado direito e dobre o viés de forma a cobrir a lateral e a linha de costura que foi feita na parte de trás.
Desktop29
Passe uma linha de costura reta agora pela frente, bem próxima à borda lateral do viés. Use o centro do pé calcador como guia para a sua costura sair bem reta e não desviar da borda. Vá devagar com o pé leve no pedal,  pois esta costura final é que  vai segurar o viés no lugar. Faça o retrocesso no final para segurar tudo no lugar. Corte a linha.
Se quiser uma forcinha extra  com o viés, aqui vai um video com a eli explicando passo-a-passo. Impossível não conseguir agora :).
vies_frente_verso
Espiem só o resultado, na frente e  no verso do tecido.
Este viés que usamos é industrializado,  mas é possível fazer  a sua própria fita de viés em casa, com o tecido que você quiser, cortado a 45 graus.  Mas este assunto  é mais complexo e vai ficar para um próximo post, ok ?
vies_final
Tcharã! É mais fácil que você pensava, não é mesmo?  Acho que o segredo é conseguir costurar bem retinho e próximo à borda do viés. A prática leva a perfeição, meninas!
Estão se aventurando melhor com suas máquinas de costura ou ainda sofrem uma taquicardiazinha básica ao pisar no pedal? Me contem se as dicas que rolaram por aqui  estão sendo úteis. Já mostramos como franzir tecido e como colocar lastex.   O que vocês sugerem para o próximo ?
E se as dicas empolgaram você quer ir além,  super indico uma visita ao site das  Rainhas, Pat e Eli. Eles têm aulas avulsas individuais e oficinas criativas  - para sair de lá com uma peça pronta numa tardehttp://www.superziper.com/2011/09/perdendo-o-medo-da-maquina-socorro-vies.html. Mostrando que costurar  não precisa ser  mais algo chato e nem demorado, ainda bem :)