segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Bolsinha envelope com divisórias


Bolsinha envelope com divisórias - Em Português –

image
Então eu resolvi fazer a bolsinha envelope com duas divisórias. Gostei bastante e não achei difícil, não. Sei que vão gostar, ela é delicada, pequenina e pode ser feita em tamanho maior que ficará ainda mais bonita. Eo mais importante, na minha opinião, é aprender aqui uma técnica a mais. Fazer essa bolsinha é um aprendizado pra sempre.  Não faz mal que fique feia, que não corresponda imediatamente ao que deseja. Se vocè é iniciante como eu, desencane e faça para aprender, para saber como as peças se encaixam, assim como se desmonta um brinquedo para saber como funciona…InocenteSó que em nosso caso, temos de montar uma peça a partir de várias outras e de uma técnica que é a linha mestra de todas as outras que você fará, agora sim, com perfeição. Mãos à obra, meninas e meninos! Amei aprender! E amaria ver algumas feitas por vocês.

O molde em PDF da autora traz duas partes, a maior, que é o corpo traseiro da bolsinha a qual iremos numerar 1 e a menor, que recebe mais uma divisão a qual iremos numerar 2.

image
Cortar o molde 1  uma vez no tecido principal, uma vez no  forro e uma vez na entretela colante. Clique na imagem para aumentá-la
Cortar o molde 2  três vezes no tecido principal, três vezes no tecido do forro e uma vez na entretela colante.
image
Cole a entretela do molde 1 no tecido principal do corte 1, faça o mesmo no forro do corte 1, observando que aqui a entretela cobrirá somente a parte superior do tecido onde será colocado o botão.
Finalmente, cole a entretela no corte do molde 2 no tecido principal. Aqui na foto você vê o tecido do forro, mas considere o que está na explicação, tá?
image
image
Depois de colar a entretela e colocar o botão, é hora de costurar o respectivo forro.

imageimage

Costure o forro e vire-o para trás em seguida, conforme foto.
imageimage
Una duas partes, colocando uma parte sobre a outra, ajustando direitinho, mantendo lado direito com lado direito do tecido. O lado do forro que foi riscado deverá ficar para cima como se vê na foto. Você deverá unir essas duas partes costurando sobre a linha pontilhada que você traçou anteriormente. Este passo é importante para a confecção das duas divisórias da bolsinha.   Não se esqueça que a parte que recebeu o botão deverá ficar reservada aguardando a vez Alegre
              image               
Depois de fazer a costura unindo as duas partes através das linhas pontilhadas (está no molde), prenda as laterais da parte de cima para que ela não seja costurada no passo seguinte.
         imageimage
Pegue a parte da bolsinha que recbeu o botão e coloque-o do jeito que se vê na foto: o forro aberto para um lado e o direito do tecido para cima. Coloque sobre ele aquela parte costurada sobre a linha pontilhada e que recebeu os alfinetes para prender as laterais. Coloque com o forro da parte alfinetada tocando o direito com botão,de modo que fique o forro para cima como nesta foto acima. E não se esqueça de fazer as marcações no tecido iguais as do molde, pois é necessário que estas se encontrem quando sobrepuser essas partes. Ajuste direitinho essas marcações.
Vou colar aqui as imagens do tutorial original, pois estão melhores do que as minhas. Veja:
imageimage
Veja que depois de sobrepor uma parte à outra, o forro que estava aberto para fora agora cobrirá esta parte sobreposta formando um sanduíche. Olha como ficou a minha:
imageimage
Depois do sanduíche pronto, marcações combinando entre si, costure ao redor, tomando cuidado para não prender aquela divisória que você alfinetou anteriormente.
Agora vamos às imagens do tutorial original e ficará mais fácil para entender:
Depois de fazer a costura, vire a bolsinha (já vou chamá-la assim) através daquela parte não costurada. Ao virar, solte aquela divisória que prendeu anteriormente com alfinetes e terá o seguinte resultado:
image
Veja que você já tem uma divisória pronta para a bolsinha e agora fará a outra e vai amar o resultado. Muito simples, sabe como?
image
image
Você vai pegar aquela parte que é o corpo da bolsinha e colocá-la com o lado direito para cima. Irá sobrepor a ela aquelas divisórias que acabou de costurar. Fará isso colocando direito com direito do tecido,  exatamente como está nas fotos. Acerte muito bem, respeitando aquelas marquinhas dos moldes, as santas marcações que ajudam muito. O avesso ficará para cima. Passe uma costura na base desse conjunto,confortme se vê nas setas da imagem acima à direita. Uns 10 centímetros de costura.
Preste bem atenção nas imagens que não tem como errar, certo?
Agora pegue o forro do corpo da bolsa, aquele que tem entretela só na parte de cima e, já com o botão de pressão colocado, coloque-o sobre o conjunto acima com o avesso para cima e o lado direito para baixo. Vamos fazer outro sanduíche, veja como ficará:
image
Costure ao redor, tomando cuidado para não prender as divisórias da bolsinha e deixe uma abertura para virar a sua bolsinha que estará terminada, então. Ia me esquecendo de dizer que é bom fazer piques nas curvas para poder virar o trabalho sem que fique grosseiro. Faça uma costura à mão para fechar a abertura deixada e termine do seu modo. Não finalizei a minha, foi mesmo para entender como se faz e poder explicar para vocês, mas deixo uma foto dela ainda em andamento:
image
Ainda falta a costura na abertura por onde virei a bolsa pro lado direito, remates, enfeites e aqueles detalhes que fazem toda a diferença.  Sim, vejam as divisórias:
image
Eu coloquei um enchimentozinho dentro da bolsinha para ficar mais visível, mas acabou ficando torto, afemaria…
image
Ah…Tem essa imagem, que não ficou boa, mas ela mostra as divisórias internas que são duas grandes e uma pequenina no meio, uma gracinha mesmo.
Enfim, meninas e meninos, foi uma tarde bem legal, graças a vocês eu me distraí bastante aqui, desvendei as imagens do tutorial e vibrei quando descobri como se faz. Sou mais do que iniciante em costura e me aventuro porque é muito legal conseguir e poder partilhar com vocês. O molde do tutorial está certinho, as marcações são importantíssimas, incluindo as dos botões e a partir daí tracem a aventura de vocês….Smiley piscando

Nenhum comentário:

Postar um comentário