segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Carteira Feminina







- Kit Sem Igual para carteira pequena;
- Termo colante;
- Elástico roliço;
- Botão no. 20 para forrar;
- Fita de cetim;
- Tecido 100% algodão em estampas variadas;
- Pincel;
- Espátula de plástico;
- Rolinho de espuma;
- Cola branca;
- Cortador circular;
- Base de corte;
- Régua;
- Tesoura;
- Cantoneira fio de cabelo – se tiver.
- Fita adesiva tipo crepe.
 
 
Passo a passo
 
Dica Inicial: sempre que passar cola no papel cartão ou papelão cinza devemos alisar com o rolinho antes de colar o tecido. Isso evitará manchas de cola. Posicionar o papel ou papelão no tecido, alisar com a mão e usar a espátula para finalizar. Use cola sempre o suficiente, não é necessário exagero.
 
Passo 1: Confecção da sanfona lateral.
            Corte um tecido estampado de mais ou menos 22 x 25 cm. Passe o termocolante na metade do tecido, retire o papel dobre o tecido formando um “sanduíche”. Corte ao meio, para formar as duas sanfonas do porta notas.
 
Passo 2: Confecção do porta notas.
Seguindo a dica inicial, cole o tecido nos 4 cortes de papel cartão médios. Com o cortador circular recorte as sobras do tecido de todos os lados da peça deixando uma margem de mais ou menos 1 cm. Nas extremidades corte na diagonal o excesso de tecido, deixando uma margem de 1 cm mais ou menos. De três peças vire e cole todas as laterais para dentro da peça e da outra deixe uma lateral maior (inferior) sem colar. Esta aba fechará o porta notas na parte inferior.
 
Passo 3: Finalização do porta notas e sanfona.
            Dobre ao meio a peça do passo 1, posicione em mais ou menos 30º a sanfona dobrada na lateral da peça do passo 2, dobre para fora o excesso de tecido, repita o processo com a outra peça do porta notas. As sobras de tecido que ficaram na parte de cima deverão ser cortadas rente ao porta notas. Passe cola na parte de fora do porta notas e cole o tecido que sobrou. Fazer o mesmo do outro lado com a outra sanfona.
 
Passo 4: Confecção da parte interna da carteira.
4.1: Espalhe cola com o pincel na lombada e em uma das partes do papelão holler. Passe o rolinho para deixar uniforme. Sobreponha a peça no tecido que ficará na parte interna da carteira. Vire a peça e alise o tecido com o auxilio da espátula de dentro para fora, para retirar as imperfeições e eventuais bolhas. Vincando bem a lombada. Repita procedimento com a outra parte do papelão holler.
4.2: Com o cortador circular recorte as sobras do tecido de todos os lados da peça deixando uma margem de mais ou menos 2 cm. Com o auxilio da cantoneira corte os cantos do tecido, caso não tiver, corte na diagonal o excesso de tecido, deixando uma margem de 0,5cm mais ou menos. Cole todas as laterais para dentro da peça. Feche como um livro e deixe secar.
 
Passo 5: Confecção da parte externa da carteira.
Seguindo a dica inicial, cole o tecido que ficará na parte externa da carteira no papel cartão.
Repita o procedimento do passo 4.2 para finalizar o acabamento.
 
Passo 6: Confecção da parte do porta cartões.
Seguindo a dica inicial, use todas as estampas dos tecidos para revestir o papel cartão pequeno que formará o porta cartões.
Com o cortador circular corte as sobras do tecido das 4 diagonais deixando uma margem de mais ou menos 2 cm. Vire e cole o tecido da parte superior da peça.
 
Passo 7: Confecção do porta cartões junto com o porta notas.
            Passe cola na parte inferior (+/- 1cm) das três peças do passo 6, cole a parte inferior e a lateral direita na peça do passo 2 intercalando as estampas e deixando 1,5 cm entre elas.
            Esse conjunto pronto será colado no porta notas. A lateral que não foi colada deverá ser colada na parte de trás do porta notas.
Repita o mesmo procedimento para formar outro conjunto igual a esse, só que dessa vez vire e cole as duas laterais no papel cartão maior. Se achar conveniente, faça uma argolinha com a fita de cetim e cole na parte de traz do conjunto, que servirá de porta canetas.
 
Passo 8: Colocação do elástico para fechamento.
            Com a peça do passo 4, meça o meio do papelão e posicione o elástico roliço. Passe cola e fixe com a fita adesiva.
 
Passo 9: Colocação do botão para fechamento.
            Após forrar o botão, pregue-o a mais ou menos 3 cm da margem da parte externa da carteira.
 
Passo 10: Finalização.
            Cole a parte externa na parte interna da carteira, passe a fita adesiva nas laterais para fixar bem as partes. Espere secar.
            Cole na parte interna, o porta notas do lado esquerdo e o porta cartões do lado direito.
 
 
Contatos da artesã:
Heloisa Gimenes
11 8895-0774 ou 11 4023-2327

Nenhum comentário:

Postar um comentário