segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Flor Fuxico

Flor de fuxico com enchimento

O artigo de hoje vai para vocês que escreveram pedindo modelos diferentes de flores de fuxico e especialmente para a Fátima Soares que escreveu falando da sua dificuldade em fazer folhas de fuxico. Segue esse passo-a-passo que eu considero bem explicadinho, que é da Juju Loves Polkadots. Depois vocês me contam se conseguiram deixar as flores assim bonitas e bem cheinhas. Lembrem que a linha que vocês devem usar precisa ser de boa qualidade e bem resistente, senão ela não aguenta quando for puxada. Vamos lá?

Vocês vão precisar de retalhos de tecido , linha bem forte, fibra sintética para o recheio e feltro. Ah, e um botãozinho para o miolo.
Fazendo o fuxicoEnchendo o fuxico com fibraFechando o fuxico
Para essa flor faça um fuxico de 12 cm. Comece a puxar a linha do alinhavo, mas pare antes de fechar.Preencha a flor com a fibra sintética.Puxe a linha para fechar a flor e dê um ponto para segurar. Não é necessário fechar completamente pois faremos um acabamento no final.

Costurando o fuxicoFazendo as pétalas do fuxicoFlor de fuxico pronta com o enchimento
Passe a linha pelo meio da fibra para sair bem no centro do outro lado. Dê uns pontos para firmar e costure um botão ou pérola para fazer o miolo.Para fazer as pétalas passe o fio por fora da flor e retorne por dentro no centro. Puxe com firmeza e se
preciso passe o fio mais de uma vez dando um ponto para segurar. Repita até ter 6 pétalas.
É assim que vai ficar. Agora, para dar um contraste,você pode passar sobre as costuras uma linha de outra cor.

Folha de fuxicoDobre a folha ao meioMais uma dobra
Para fazer as folhas corte os círculos com 7,5 cm de diâmetro.Depois de recortado dobre o círculo ao meio.Dobre a metade em apenas um terço.

Dobre o outro lado da folhaAlinhave a folha como o fuxicoPuxe a linha com firmeza
Dobre do outro lado também em um terço e prenda com um alfinete.Alinhave toda a borda com a linha forte.Puxe a linha com força para juntar os pontos e costure para segurar.
Fixe as folhas atrás da florAcabamentoCole o acabamento
Prenda as folhas com alfinete e costure na flor.Usando um molde recorte um círculo no feltro.Cole o círculo de feltro no avesso da flor para dar acabamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário